quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Bem vindos!

Opa! Seja bem vindo ao meu blog! Tá desativado há um tempão... Afinal, o objetivo dele era detalhar todo o processo do meu intercâmbio para Bournemouth, Inglaterra, desde os preparativos até o desembarque de volta ao Brasil... Isso foi em 2012, mas até hoje, 2014, eu recebo inúmeras mensagens aqui e no meu Facebook de pessoas interessadas em saber um pouco mais sobre a vida nesta cidade linda e sobre como se organizar para realizar este projeto.
Aproveito também para dizer que estou concorrendo a uma Eurotrip pela IE Intercâmbio, a agência que organizou minha viagem. A promoção é destinada para quem tem blog ou página nas redes sociais sobre viagens... Se identificou? Então se inscreve também!

Se joga, meu povo! A inscrição vai até o dia 30 de Setembro de 2014. Mais informações sobre a promo ou sobre os programas balas de intercâmbio, acesse o site da IE Intercâmbio no Exterior. Com certeza tem um pacote que vai atender as suas expectativas e do tamanho certo para o seu bolso!

Mas se você chegou até aqui, então aproveita e olha o blog todo... Vai curtir! Acompanhe (e comente!) a minha aventura e se inspire também para se movimentar, tirar o popozão do sofá e fazer uma das coisas mais incríveis e recompensadoras que existem... VIAJAR!

Beijos e até a próxima!

domingo, 1 de julho de 2012

Bye, bye Bournemouth!

Este é o ultimo post deste blog e nele vou resumir de forma simples meus últimos momentos em Bournemouth. Me lembro que no penúltimo dia de aula minha amiga turca Sevda me perguntou no ponto de ônibus: “Você está feliz, Brenda?”

Eu respondi: “Feliz e triste”. Feliz por poder voltar e reencontrar minha família, meus cães, meus amigos, meu trabalho. Triste por querer passar mais um mês lá, elevar meu nível no inglês e, principalmente, desfrutar um pouco mais da companhia de pessoas ímpares que conheci neste período! Nenhum lugar que conheci, nada que comprei, nada, absolutamente nada foi melhor nessa viagem do que conhecer os meus novos amigos!

Eu, Sole, Ale, Cinthya e Daria estávamos em clima de despedida, pois começamos e terminamos este curso juntas e permanecemos juntas, mesmo em turmas diferentes. Mas nada de tristeza! Aproveitamos bastante esta última semana e saímos para badalar em pubs e clubs. Destaque para o V Club, que funciona em uma antiga igreja. Às terças tem a festa Extravaganza, que reúne estudantes estrangeiros de todas as escolas de B’mouth. Às quintas rola festinha no LAVA. Em ambas as casas noturnas os Dj’s capricham no set de músicas de todas as nacionalidades, para agradar toda a diversidade ali presente.

A seguir fotos das baladas no V Club, LAVA, Mary Schelley Pub, esquente na Dorchester House (flat onde moravam alguns amigos) e também do último dia de aula na Kaplan.

Aliás, este último dia de aula ganhei um apelido especial do professor Simon.. “Smiler” = Sorridente!!

:D

It was a pleasure to live with you, dears! I hope to find you in a near future. I will stay waiting you for a amazing carnival! See you soon, my new friends!

Kisses and hugs to Sole, Ale, Luana, Grabriele, Sami, Kostas, Cynthia, Daria, Nicoo, Sevda, Ceren, Baris, Camilo, Wily, Aizhan, Christian, Mohamed...

Brenda Ramos voltando à realidade em 3, 2, 1...

A grande família - The great family

Sorte na vida é fundamental. Mesmo com o esforço, suor e trabalho. Sorte é o tempero que só é salpicado nos pratos mais refinados, ou seja, nas pessoas que a merecem. E hoje só faço agradecer aos céus, anjo da guarda, destino e todos os movimentos astrológicos que fazem me sentir iluminada ao encontrar pessoas tão especiais ao longo dos meus 29 anos. Essa introdução poética é só para falar da minha estada afortunada na casa da família Simons, em Bournemouth.

Ao escolher o esquema de “casa de família” para me acomodar na cidade durante o curso de inglês de 1 mês, foi o mesmo que dar um tiro na escuridão. E desde o dia que cheguei na cidade, percebi que tive muita sorte ao estar hospedada na casa de Peter, Roxanne e Eva. Extremamente simpáticos e solícitos, os integrantes desta família tornaram a minha estada na Inglaterra ainda mais especial. Me ajudaram muito, cuidaram de mim e principalmente da minha saúde.

Por isso, esse post é para agradecê-los pelo carinho e mostrar aos intercambistas como se comportar dentro de uma casa de família durante a viagem. Vamos lá!

- QUARTO: Procure deixar suas coisas arrumadinhas. No dia que fechar o pacote do intercâmbio com sua agência, você será questionado sobre dividir o quarto com alguém ou não. Eu quis ficar sozinha e meu quarto era ótimo, como mostrei no post do mês passado. Mas não é porque você está pagando pela hospedagem que você deve deixar suas coisas de qualquer jeito.

- REFEIÇÕES: Como fiz cirurgia bariátrica há 4 meses – e deixei isso bem claro ao enviar minhas requisições para a agência – eles procuraram fazer comidinhas mais leves e todo jantar tinha salada ou verduras e legumes fresquinhos para mim. MUITO FOFOS! Fiquei me sentindo ainda mais privilegiada ao saber de alguns colegas da Kaplan que os seus “pais” lhe ofereciam apenas comida congelada. Enquanto na minha casa, Peter fazia um prato diferente a cada dia. Destaque para a lasanha e para os charutos de uva. Nhamnham!

- AVISE QUANDO NÃO FOR JANTAR: Importante isso, pois a família prepara o rango pra você e jogar comida fora não é legal em nenhum lugar do mundo. Várias vezes não jantei em casa, pois estendia a aula em um pub e jantava na rua. Sempre que isso acontecer, mande uma mensagem SMS para a família. Na minha casa, Roxxy era fofa demais e sempre guardava o rango na geladeira para eu almoçar no dia seguinte e economizar. Uma linda!

- ROUPAS: Não sei bem, mas acho que cada casa tem um esquema diferente. Na minha, Roxxy deixava um cesto para que eu colocasse minhas roupas sujas. Aos sábados ela jogava tudo na máquina de levar e secar, depois me devolvia. Levei um ferro de passar de viagem que me ajudou bastante com os cuidados com minhas roupinhas. Se tiver dúvidas, pergunte à família como proceder com suas roupas. Caso eles não queiram lavar ou se você está em residência estudantil, existem dezenas de lavanderias pela cidade.

- REGRAS: Cada família tem suas regras. Os Simons tinham poucas e não me reprimiam por nada... Inclusive me deixavam a vontade para pegar café, chá, leite e frutas quando eu quisesse. A regra mais firme na minha casa era em relação ao barulho após às 20hs, hora em que a Eva (3 anos) ia dormir. Por isso, eu tinha que ter mais cautela ao entrar e sair da casa e falar com minha família no Brasil em voz alta na internet. Mas só foi isso! A Gogo, chinesa que conheci em Amsterdam, disse que a família dela era um porre. Não a deixava fazer nada e quando ficava mais que 15 minutos no banho a “mãe” ia bater na porta mandando ela sair. Ela não podia entrar em alguns cômodos da casa. Nenhuma família é perfeita, apesar de eu ter tido sorte. Minha colega de sala Sevda disse que a “irmã” que mora na casa não olhava na cara dela e nem dava “bom dia”.

- SE NÃO GOSTAR NA FAMÍLIA: Se a hospedagem estiver ruim, não é preciso sofrer por isso! Quem escolhe a sua família é a escola de inglês, logo, se a convivência estiver uma droga, procure o setor responsável. Na Kaplan tinham duas mulheres que lidavam com isso. Não esqueça que você está pagando por este serviço. E assim como qualquer consumidor, você deve receber pelo o que pagou! É possível trocar de família, não se estresse.

- EDUCAÇÃO: Bom dia, boa tarde e boa noite. Com licença, obrigada! Nem vou me estender mais sobre isso. Educação é fundamental para tudo e os ingleses são gentlemen!

- LIMPEZA: Voltando ao quesito “deixar tudo limpinho”, realço aqui alguns hábitos na Europa. Minha família era limpa e organizada, graças a Deus! Mas tem muita gente porquinha lá no velho continente. Não se assuste quando você entrar no ônibus e subir o fedorzinho de CC. Nós brasileiros temos que agradecer aos índios que nos ensinaram a tomar banho todo dia! Não se adapte aos hábitos ruins, pelamôr!

- AGRADEÇA: Não é todo mundo que sabe receber bem as pessoas em casa. Ao voltar para o seu país, agradeça a hospedagem! Comprei flores e cartão para a família e fui presenteada por Eva com um desenho lindo! Vai para o álbum! Roxxy ainda me deu um cartão amável, desejando boa sorte e sucesso no meu futuro.

Thanks for everything, Roxxy, Peter and Eva!!

Jurassic Coast

A última semana em Bournemouth trouxe um dilema intenso (para mim, claro). Como estar na Europa sem ao menos visitar um castelo? Eu, linda, brazilian princess, merecia ver ao menos um! Então na quinta-feira matei aula (com aviso-prévio, óbvio!) e fui fazer um passeio pela Costa Jurássica, uma região que compreende cidades litorâneas do sul da Inglaterra, em especial a Ilha de Purbeck. Quem curte geologia e história não pode perder esse tour quando estiver em Bournemouth! Fui pela agência Discover Dorset e custou £35.

No meu grupo só tinha idosos – isso NÃO É uma reclamação, pois quem me conhece sabe que eu adoro a 3ª idade! Rs! Fomos conversando todo o passeio sobre a crise europeia e sobre a ascensão da economia brasileira. Eu e meus amigos vovôs fomos primeiro no Durlston Country Park, um parque cheios de trilhas e mirantes com vistas lindas para o mar. O guia Richard explicou que devido aos movimentos da terra, naquela região é possível encontrar vestígios de pelos menos 3 eras diferentes. Na área do parque funcionava um porto há séculos e alguns países como a Alemanha tentaram tomar posse da região. Um grande construtor e dono de uma pedreira localizada lá, homenageou a região colocando um globo de pedra, The Great Globe. Segundo o Google, é o mais pesado do mundo, com mais de 4,4 toneladas.E advinha o que encontrei? A Bahia! Mostrei toda feliz minha terrinha marcada no planeta aos meus companheiros velhotes. Depois de curtir a paisagem, fomos a um café fofo que funciona dentro de um castelo do início do século passado. Lá a 3ª idade foi de tea e eu de pint. Claro!

Depois seguimos para o Castelo de Corfe. O palácio foi morada de reis e rainhas da Inglaterra nos séculos XI, XII e XIII e tem histórias super nebulosas. Príncipe que matou rei, rei que aprisionou esposa, primo que matou prima, enfim, o local é marcado por diversas disputas de poder no Reino Unido. Para conhecer o castelo você precisa pagar um ticket de £7,7. Fui, pois adoro história e lá dentro tem mil informações que fazem você viajar no glamour e nas intrigas da vida monárquica britânica. Como ainda é hoje - vide a casa de Elizabeth que está sempre cheia de fofocas e traições. Vale dar uma voltinha pela vila ao redor do castelo, que é toda de pedra e com excelentes pubs e cafés.

A manhã ensolarada nos abandonou, como sempre, e as brumas deram um ar de filme épico ao nosso próximo destino, a Kimmeridge Bay. A praia local é cheia de pedras e a graça de lá é vestir sua roupinha de arqueólogo e sair procurando um fóssil de concha nas pedras! Eu achei um bem pequenino, mas teve gente que pegou uma formação bem completa de conchas nas pedras. Existe um museu só com fósseis encontrados na região, mas não quis visitar. Preferi ficar catando o meu na praia!

Para finalizar com chave de ouro, fomos conhecer a Durdle Door, uma formação rochosa maravilhosa em forma de portal no mar. Richard me deixou no começo da trilha, que é uma subida e tanto. Por ser muito íngrime, meus amigos da 3ª idade não foram e decidiram ir no carro me encontrar no estacionamento do outro lado, assim que eu terminasse a trilha. Atravessei a montanha sozinha cantarolando o meu mantra predileto, o Om Namah Shivaya, agradecendo ao divino pela oportunidade de estar ali. Uma pena o tempo não ter colaborado, pois deve ser ainda mais bonito em um dia de sol! Mesmo nublado, tinha muita gente no local e alguns corajosos até entraram na água.

INTERCAMBISTAS: Quem for no período de julho e agosto, auge do verão, pode pegar um ônibus direto de Bournemouth para a Durdle Door. Um domingão de sol lá, com a sua galera e uma farofinha básica, será bem especial! Informe-se sobre os horários e preços dos ônibus no ponto de atendimento ao turista que fica na Bournemouth Square.